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@MastersThesis{Souza:1987:CoAtSa,
               author = "Souza, Luiz Carlos Gadelha de",
                title = "Controle de atitude de um sat{\'e}lite artificial atrav{\'e}s da 
                         extens{\~a}o da teoria do regulador linear quadr{\'a}tico",
               school = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
                 year = "1987",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                month = "1987-09-04",
             keywords = "engenharia e tecnologia espaciais, controle de atitude, teoria 
                         regulador, controle {\'o}timo, satelites artificiais, sistema de 
                         controle n{\~a}o-linear, attitude control, regulatory theory, 
                         optimal control, artificial satellites, control system 
                         nonlinear.",
             abstract = "Neste trabalho apresenta-se uma nova lei de controle de atitude 
                         para sat{\'e}lites artificiais. Esta lei baseia-se numa 
                         extens{\~a}o da teoria do regulador linear quadr{\'a}tico para o 
                         caso em que a din{\^a}mica {\'e} descrita por um sistema de 
                         equa{\c{c}}{\~o}es n{\~a}o-lineares (equa{\c{c}}{\~o}es de 
                         Euler). Focalizando-se o modo de opera{\c{c}}{\~a}o em que os 
                         {\^a}ngulos e as velocidades angulares do sat{\'e}lite s{\~a}o 
                         pequenas mas as velocidades angulares das rodas a 
                         rea{\c{c}}{\~a}o usadas s{\~a}o quaisquer. Faz-se: 1) uma 
                         compara{\c{c}}{\~a}o entre esta lei e uma outra simulada sob as 
                         mesmas condi{\c{c}}{\~o}es da {{{literatura;}}} 2) uma 
                         avalia{\c{c}}{\~a}o do comportamento das sa{\'{\i}}das do 
                         sistema quando sobre este atua o regulador e quando atua sua 
                         extens{\~a}o, {\`a} medida em que as condi{\c{c}}{\~o}es 
                         iniciais tornam-se {{{grandes;}}} 3) um estudo da sensibilidade do 
                         sistema de controle em rela{\c{c}}{\~a}o a uma 
                         varia{\c{c}}{\~a}o nos momentos de in{\'e}rcia do 
                         sat{\'e}lite, e do seu desempenho quando os erros nas estimativas 
                         s{\~a}o modelados como vari{\'a}veis aleat{\'o}rias. Os 
                         resultados obtidos sugerem que: 1) a lei de controle implementada 
                         reduz as velocidades angulares e os {\^a}ngulos do sat{\'e}lite 
                         com rapidez maior do que a {{{outra;}}} 2) para a din{\^a}mica 
                         considerada, a presen{\c{c}}a do termo n{\~a}o-linear na lei 
                         implementada torna-a mais robusta do que aquela baseada no 
                         {{{regulador;}}} 3) a sensibilidade do sistema de controle a 
                         varia{\c{c}}{\~o}es nos momentos de in{\'e}rcia {\'e} baixa, e 
                         que o seu desempenho na presen{\c{c}}a dos erros nas estimativas 
                         {\'e} pouco alterado. ABSTRACT: A new attitude control law for 
                         artificial satellites is presented. It is based on an extension of 
                         the linear quadratic regulator theory to the case where the 
                         dynamics is described by a weakly nonlinear system of equations 
                         (Euler's equations). It focuses the mode of operation in which the 
                         satellite has smaller angular velocities and angles but has 
                         arbitrary reaction wheel velocities. It includes: 1) a comparison 
                         between this law and others simulated under the same conditions in 
                         the {{{literature;}}} 2) an evaluation of the behavior of the 
                         system output under the regulator and under its extension, while 
                         the initial conditions become {{{large;}}} 3) a study of the 
                         control system sensitivity with respect to variations in the 
                         satellite moments of inertia, and of the system performance when 
                         the estimate errors are modeled as random variables. The results 
                         obtained suggest that: 1) the implemented control law reduces the 
                         angular velocities and angles faster than the other {{{law;}}} 2) 
                         the presence of the nonlinear term in the implemented law makes it 
                         more robust than the law based on the regulator, for the dynamics 
                         {{{considered;}}} 3) the sensitivity of the control system with 
                         respect to a variation in the moments of inertia is small, and its 
                         performance in the presence of estimate errors is changed 
                         slightly.",
            committee = "Rios Neto, Atair (presidente) and Souza, Marcelo Lopes de Oliveira 
                         (orientador) and Yoneyama, Takashi and Souza, Jos{\'e} Antonio M. 
                         Felippe and Fleury, Agenor de Toledo",
           copyholder = "SID/SCD",
         englishtitle = "Attitude control of an artificial satellite through the extension 
                         of the linear quadratic regulator theory",
                label = "5708",
             language = "pt",
                pages = "75",
                  ibi = "6qtX3pFwXQZ3r59YCT/GTd5r",
                  url = "http://urlib.net/ibi/6qtX3pFwXQZ3r59YCT/GTd5r",
           targetfile = "publicacao.pdf",
        urlaccessdate = "10 maio 2024"
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